sábado, 5 de dezembro de 2015

LUMIAR, Nova Friburgo, RJ.


Lumiar fica em Nova Friburgo (Quinto Distrito). É possível chegar por Itaboraí, mas nós fomos pela serra, isto é, Washington Luís e Teresópolis, o que fez a viagem demorar muito. A vila de Lumiar é bem pequena, como todo centro de lugarejo, mas impressionou a quantidade de gente que lá estava num feriado de 20 de novembro - Dia de Zumbi, ou Dia da Consciência Negra.




 O lugar já foi cantado em música, como na de Beto Guedes: "...estender o sol na varanda/ até queimar, só pra não ter mais nada a perder/ pra perder o medo, mudar de céu, mudar de ar/ clarear de vez, Lumiar...". Além da música, outra marca do lugar parecem ser as cervejas artesanais.

Ainda com Beto Guedes: "E depois deitar no sereno/ só para poder dormir e sonhar/ pra passar a noite caçando sapo, contando caso...de como deve ser Lumiar." Outra coisa interessante do lugar é a quantidade de sapos. No final da tarde, início da noite, quando a luz dos postes acende e atrai um sem-número de insetos da área, chegam a ficar de 8 a 10 sapos agrupados, de olhos abertos, à espera de um bichinho voando que lhes venha parar na língua, isto é, que fique ao alcance da língua dos sapos.


 A área de serra tem três forças em competição. As lavouras, o pasto e a reserva natural. Conforme afirmou a dona da pousada onde estivemos: "A gente fala, a gente tenta conscientizar, mas não adianta. Eles só pensam em plantação e pasto."

 Na Pousada Pouso do Tiê, onde ficamos hospedados, o que há de bom é o caldo de ervilha com música ao vivo de noite, além do aipim cozido pela manhã, numa varanda onde comparecem também passarinhos coloridos para comer banana ou mamão doados pelos donos da Pousada.
 
Nas imediações da vila, seguindo uns poucos quilômetros pela estrada, há algumas cachoeiras, uma delas - a da foto - chama-se cachoeira do Bonito.

domingo, 23 de agosto de 2015

Tico-tico brigando com a própria imagem (Paraty - RJ)


Paraty - RJ











Florianópolis - SC

O centro histórico de Florianópolis.
É preciso respeitar uma cidade que tem como símbolo uma árvore centenária.





Salvador - Bahia

















O voo. O voo é da Avianca e o atraso é de uma hora. O avião não tem fones de ouvido nem encosto para os pés. E a poltrona, que não podemos escolher, é a do meio.

A pousada. A pousada fica na Barra. Ela vem no pacote junto com a passagem de avião vendida pela Decolar.com. É pequena, sem ar condicionado. Portão trancado, sem café à tarde ou à noite.

A cidade. Em Salvador é tudo caro. O táxi vai de bandeira dois do aeroporto para qualquer lugar (na volta também). O medo de ser roubado é constante. O pelourinho é triste. Paga-se por tudo, até por um passe dado na frente da Igreja do Bonfim. E o povo soteropolitano é orgulhoso.